segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DESENHO - PAISAGEM



Desenhos em grafite - Walda Pessoa


Do Projeto Arte e Biodiversidade – Artista Plástica Walda Pessoa


DESENHO


Desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura.


Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.


O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade. (Wikipédia)


PROPOSTA DE ATIVIDADE


A proposta consiste em observar os aspectos da paisagem do local sob o enfoque do desenho, abrindo essa experiência para o ponto de cultura e sustentabilidade, por meio de oficinas de desenho ao ar livre.


O contato com a natureza será o fio condutor para o exercício do desenho artístico.

Pode-se partir do exercício noções básicas da linguagem do desenho; perspectiva e desenho de observação.


O deslocamento das atividades para os espaços verdes desperta o interesse dos alunos não somente para as atividades artísticas, mas também para as questões ambientais.


Poderão ser utilizados materiais como lápis grafite, papel canson, papel reciclado, borracha, etc.

7 comentários: