segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ARTE RUPESTRE - PINTURA NATURAL - ANTEPASSADOS



(Texto extraído da monografia de pós-graduação em Docência no Ensino Superior - Walda Pessoa)

No Brasil, valiosos sítios arqueológicos foram encontrados e muitos são protegidos por tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Importante monumento arqueológico é a Gruta chamada Cerca Grande, em Minas Gerais, por causa de suas pinturas rupestres e de fósseis descobertos em seu interior.

No Sudoeste do Piauí, no Município de São Raimundo Nonato, a 500 km de Teresina, existe um sítio arqueológico considerado um dos mais importantes focos de pesquisa arqueológica do país, que recebe um fluxo anual de mais de 10 mil turistas.

Em várias regiões do Brasil foram feitos estudos arqueológicos e a hipótese mais aceita é a de que os autores das obras pintadas e gravadas nas grutas eram caçadores, coletores, nômades e seminômades que utilizavam tais grutas da região como abrigos ocasionais.

As representações artísticas são de figuras humanas que ora aparecem isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. Encontram-se também, figuras de animais, cujas representações mais freqüentes são de veados, onças, pássaros, peixes e insetos. Grande também é o número de figuras geométricas e esquemáticas que apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e triângulos, codificados por Galdino, na obra Itacoatiaras.

Na arte rupestre o vermelho é a cor predominante, seguido pelo amarelo, preto e branco. Acredita-se que os materiais utilizados para o desenho eram elaborados de corantes extraídos da própria terra. Os óxidos de ferro forneciam as matérias primas para os vermelhos e amarelos. Do dióxido de manganês e mais raramente do carvão, obtinham o preto. O branco encontrava-se à disposição nas tabatingas, sendo, esses pigmentos diluídos em óleos vegetais ou gorduras animais, propiciando resistência e durabilidade.

Com o propósito de pesquisa in loco e melhor visualização de imagens pré-históricas, realizou-se visita em Tibagi-PR, onde se encontra o Parque Estadual do Guartelá, que abrange o grande vale do rio Iapó, onde existem alguns abrigos-sob-rocha. Fotografou-se imagens sob o Abrigo Mirante (Altitude – 1.109 metros), curiosas pela diversidade, pois pode-se verificar tanto imagens figurativas, quanto esquemáticas.

As pinturas rupestres paranaenses, assim como as espanholas foram executadas em quase sua totalidade em vermelho, pigmento este, encontrado com facilidade.

São herança de inestimável valor, documentos históricos e culturais que podem atingir a antiguidade de 10 mil anos.

Acima algumas fotos

FIGURA 1: (Abrigo Mirante - local das pinturas pesquisadas)

FIGURA 2: (Cena de pesca com vara onde o peixe está representado em tamanho desproporcional à figura do pescador. Acredita-se que este aspecto distorcido pode estar relacionado com as qualidades espirituais atribuídas ao animal.)








Nenhum comentário:

Postar um comentário