segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PINHOLE E FOTOS DA NATUREZA



(Figuras ilustrativas, feitas através da técnica Pinhole)


Do Projeto Arte e Biodiversidade - Artista Plástica Walda Pessoa


PINHOLE


Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando-se materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido como “buraco de agulha” por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva.


Também conhecida como câmera estenopeica, a pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com (normalmente um) pequeno orifício.


A diferença básica da fotografia pinhole para uma convencional está em sua ótica. A imagem produzida em uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, tem um foco suave em todos os planos da cena (tudo está focado).


Para se fazeruma pinhole é muito fácil; basta termo à mão o material necessário, que pode ser desde uma simples caixa de sapatos, latinha de leite em pós ou algo semelhante 9desde que tenha tampa) como uma caixa de madeira um pouco mais elaborada.(tp://www.eba.ufmg.br/cfalieri/pinhole.html)

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A primeira etapa consiste em apresentar aos alunos a técnica e o funcionamento do Pinhole. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples, pois pode-se utilizar uma caixa qualquer em que a luz não penetre com um furo em um dos lados e um pedaço de filme ou papel fotográfico no lado oposto.


Devido a sua simplicidade, as câmeras pinhole são normalmente feitas à mão pelo fotógrafo. Portanto, a fabricação deste equipamento será também realizada em grupo. Após esta apresentação do funcionamento do Pinhole, os alunos poderão captar imagens da natureza. Cada participante irá registrar o seu olhar, retratando um cenário específico da paisagem natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário