segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ABSTRACIONISMO

Kandinski

Kandinski

Figura ilustrativa - trabalho com elementos naturais



Do projeto Arte e Biodiversidade – Artista Plástica Walda Pessoa


ARTE ABSTRATA


A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.


No início do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo também foi usado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era "concreto".

Wassily Kandinsky foi o mentor deste gênero, utilizando cores puras em pinceladas rápidas, tensas e violentas.


Se expressa através de cores, linhas, formas, texturas, etc, a partir da imaginação do pintor, sem retratar nada visível ou do mundo real. (Wikipédia)


SUGESTÃO DE ATIVIDADE


Conversar com os alunos sobre a Arte Abstrata, artistas desse movimento e teorias de cores, linhas e pontos.


Desenvolver um trabalho pictórico e de colagens, tendo como matéria-prima elementos naturais de diferentes texturas, como areia, bambu, sementes, tintas naturais e outros.

Podem-se apresentar algumas idéias e obras e artistas que possam abrir um diálogo com os participantes e daí estimular a construção de pensamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário