domingo, 8 de agosto de 2010

ARTE CONTEMPORÃNEA E MATÉRIA PRIMA NATURAL




(figuras ilustrativas)

Do Projeto Arte e Biodiversidade - Artista Plástica Walda Pessoa)

ARTE CONTEMPORÃNEA

"Quando se fala em arte contemporânea não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da prática visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano.
O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século: propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura.Geralmente, o artista de vanguarda tinha a necessidade de experimentar técnicas e metodologias, com o objetivo de criar novidades e se colocar à frente do progresso tecnológico. Hoje, fala-se até em ausência do "novo", num retorno à tradição. O artista contemporâneo tem outra mentalidade, a marca de sua arte não é mais a novidade moderna, mesmo a experimentação de técnicas e instrumentos novos visa a produção de outros significados. Diante da importância da imagem no mundo que estamos vivendo, tornou-se necessário para a contemporaneidade insinuar uma critica da imagem. O artista reprocessa linguagens aprofundando a sua pesquisa e sua poética. Ele tem a sua disposição como instrumental de trabalho, um conjunto de imagens. A arte passou a ocupar o espaço da invenção e da crítica de si mesmo." (Wikipédia)

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Construção de trabalhos com sementes, conchas, pedras e elementos secos previamente coletados na natureza. Os trabalhos poderão ser feitos segundo a individualidade de cada participante que terá liberdade para interagir e criar. A educação ambiental será trabalhada com uma didática descontraída . A metodologia é baseada na criatividade, descontração, liberdade e individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário