domingo, 8 de agosto de 2010

FROTTAGE X NATUREZA




(Figuras Ilustrativas)

Do Projeto Arte e Biodiversidade - Artista Plástica Walda Pessoa

FROTTAGE

Na arte, frottage (do francês "frotter", em português "friccionar") é um método surrealista e "automático" de produção criativa desenvolvido por Max Ernest.

No frottage o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Embora superficialmente similar à fricção em latão e à outras formas de "esfregar", visando reproduzir um objeto já existente, a técnica do frottage difere por ser aleatória. .
Foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Ernst inspirou-se em um antigo piso de madeira, no qual os grãos e as marcas nas tábuas haviam sido acentuados - em consequência dos muitos anos sofrendo ações do atrito. Os padrões da "granulação", como motivos, lhe sugeriram estranhas imagens. Ele os registrou deitando folhas de papel sobre o chão, esfregando-as e marcando-as, sobre a textura, com o auxílio de um lápis macio. (Wikipédia)



PROPOSTA DE ATIVIDADE

Dialogar sobre a arte Frottage e as possibilidades de grafismos que podem ser objtidos com as formas e padrões existentes em materiais da natureza.

Trabalhar com uma oficina prática onde será utilizado a técnica do 'frottage' das texturas de plantas, flores, cascas, todo tipo de material coletado da natureza do local.

Os desenhos podem ficar ao natural ou aperfeiçoado com criatividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário