segunda-feira, 9 de agosto de 2010

GRAVURA X IMPRESSÕES NATURAIS

(Gravura - Goeldi)


(Figuras ilustrativas)

Do Projeto Arte e Biodiversidade - Artista Plástica Walda Pessoa)


Gravura é uma imagem representando algo, como pintura, desenhos, relevos, etc. O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material de que é feita. Existem dois tipos comuns de gravura são em superfície ou em relevo.

Em horizonte: o sulco vai receber a tinta e aparece como positivo no trabalho final.

Em relevo a superfície não horizonte é que recebe a tinta e o sulco aparece em negativo (sem tinta).

Técnicas

A xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana (matriz, geralmente é madeira) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.

A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco ou latão. Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel.

Em 1796 Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impressões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia. Esta técnica parte do princípio químico que água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técnica também necessita de uma prensa para transferir para o papel a imagem gravada na pedra.

Embora existam registros de trabalhos utilizando stencil na China, no século VIII, a serigrafia começa a ser aplicada mais freqüentemente por artistas na segunda metade do século XX. Como as técnicas descritas acima, também a serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma delas é a gravação por processo fotográfico. Imagens são gravadas na tela de poliéster e com a utilização de um rodo com a tinta a imagem é transferida para o papel. (Wikipédia).



SUGESTÃO DE ATIVIDADE



A idéia consiste na produção de uma serie de gravuras em relevo a partir de impressões diretas de relevos naturais (pedras, cascos de árvores, troncos, folhas secas, etc.) e de gravações geradas a partir de desenhos, fotografias e observações.

Criar uma relação entre o relevo natural e a prática da gravura, estabelecendo uma forma de trabalho ao ar livre, utilizando materiais encontrados no ambiente natural.

Podem-se usar pigmentos naturais, para fazer as tintas à base d’água e as impressões dos relevos naturais para criação de imagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário