segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FANZINE X ECOLOGIA



(Figuras ilustrativas)


Do Projeto Pedagógico Arte e Biodiversidade – Artista Plástica Walda Pessoa


FANZINE


Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.


Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor).


Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficcão científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.


Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes fanzines é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo errônea a ideia de que se destina apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicação.


No Brasil o termo fanzine é genérico para toda produção independente. Houve, uma distinção entre fanzines (feitos por fãs) e produção independente (Produção artística inédita), mas a disseminação do termo "fanzine", fez com que toda a produção independente no Brasil fosse denominada fanzines. (Wikipédia)


SUGESTÃO DE ATIVIDADE


A proposta é realizar uma oficina de fanzine tendo como ídolo a nossa querida natureza. O trabalho seria feito tendo folhas secas de árvores como suporte para grafismos e outras interferências.


A oficina pode ter quatro etapas, começando com a apresentação do histórico do fanzine,; como fazer, produzir e distribuir as revistas feitas.


A proposta é que sejam feitos fanzines de exemplares únicos, mas dando a liberdade para que sejam feitos originais para cópias.


Poderão ser usados matériais como cola, grampeador, tesoura sem ponta, borracha, lápis, canetas, recortes e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário