domingo, 8 de agosto de 2010

MINIMALISMO X ARTE DA NATUREZA






(Figuras ilustrativas)


Do Projeto Arte e Biodiversidade - Artista Plástica Walda Pessoa

O minimalismo nas artes plásticas surge após o ápice do expressionismo abstrato nos Estados Unidos, movimento esse que marcou a mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos.

Contrapondo-se a esse movimento da produção em série, o minimalismo procurava através da redução formal, transmitir ao observador uma essência visual e uma percepção fenomenológica nova do ambiente onde se inseriam."



SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por traz de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão em harmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essência oculta e essa harmonia universal.

A proposta de atividade é buscar a essência da matéria prima natural, a exemplo de Mondrian e da arte minimalista, transformando gravetos e elementos naturais em peças decorativas.

Gravetos, cipós, tocos e raízes são caprichos que a natureza molda e se torna uma oferta natural para uma verdadeira obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário