(Fotos ilustrativas)
(Do projeto Arte e Biodiversidade - Artista Plástica Walda Pessoa)
A Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Vários
materiais se prestam a esta arte, como o bronze, o mármore, ou outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, é considerada a quarta das artes clássicas.
A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação, quando de um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas de corte próprias, para pedra ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais.
ATIVIDADE
A proposta de trabalho é elaborar esculturas com madeiras e gravetos colhidos na natureza, em ecossistemas rurais com intervenção humana.
A técnica busca a estruturação plástica de elementos pesquisados preservando-se ao máximo a história de intervenções praticadas pelo homem, bem como suas características estéticas (forma, cor, textura, etc.).
Os trabalhos visam à preservação e à contemplação estética dos elementos estudados, propondo a reflexão crítica das ações exercidas pelo homem enquanto elemento do ecossistema em que reside.
A proposta envolve o uso de ferramentas simples sendo que os resíduos decorrentes são de natureza orgânica e renováveis; a limpeza da madeira; a implementação de procedimentos naturais de erradicação e prevenção de pragas; estudo para estruturação plástica da obra, como embasamento ou suportes, harmonização estética de elementos (forma, “cicatrizes”, cor, textura, etc.); e acabamento estético final (aplicação de ceras ou resinas naturais).
Será importante incluir a interação multidisciplinar com as áreas artística (fotografia, pintura, artesanato).
Discutir e estimular a compreensão da arte como vivência individual e coletiva na contextualização sócio-ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário