(Texto extraído da monografia de pós-graduação em Docência no Ensino Superior - Walda Pessoa)
No Brasil, valiosossítios arqueológicos foram encontrados e muitossão protegidos portombamento do Instituto do PatrimônioHistórico e ArtísticoNacional (IPHAN) e considerados Patrimônio da Humanidadepela UNESCO. Importantemonumento arqueológico é a GrutachamadaCercaGrande, emMinasGerais, porcausa de suaspinturasrupestres e de fósseis descobertosemseuinterior.
No Sudoeste do Piauí, no Município de São Raimundo Nonato, a 500 km de Teresina, existe umsítio arqueológico considerado um dos maisimportantesfocos de pesquisa arqueológica do país, que recebe umfluxoanual de mais de 10 mil turistas.
Em várias regiões do Brasil foram feitosestudos arqueológicos e a hipótesemais aceita é a de que os autores das obras pintadas e gravadas nas grutas eram caçadores, coletores, nômades e seminômades que utilizavam taisgrutas da regiãocomoabrigosocasionais.
As representações artísticas são de figuras humanas queora aparecem isoladas, ora participando de umgrupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhoscoletivos. Encontram-se também, figuras de animais, cujas representaçõesmaisfreqüentessão de veados, onças, pássaros, peixes e insetos. Grandetambém é o número de figuras geométricas e esquemáticas que apresentam linhasparalelas, grupos de pontos, círculosconcêntricos, cruzes, espirais e triângulos, codificados por Galdino, na obra Itacoatiaras.
Na arterupestre o vermelho é a cor predominante, seguido peloamarelo, preto e branco. Acredita-se que os materiais utilizados para o desenho eram elaborados de corantes extraídos da própriaterra. Os óxidos de ferro forneciam as matériasprimaspara os vermelhos e amarelos. Do dióxido de manganês e maisraramente do carvão, obtinham o preto. O branco encontrava-se à disposição nas tabatingas, sendo, essespigmentos diluídos emóleosvegetaisougordurasanimais, propiciando resistência e durabilidade.
Com o propósito de pesquisa in loco e melhorvisualização de imagens pré-históricas, realizou-se visitaem Tibagi-PR, onde se encontra o Parque Estadual do Guartelá, que abrange o grandevale do rio Iapó, onde existem alguns abrigos-sob-rocha. Fotografou-se imagenssob o AbrigoMirante (Altitude – 1.109 metros), curiosas peladiversidade, pois pode-se verificartantoimagens figurativas, quanto esquemáticas.
As pinturasrupestresparanaenses, assimcomo as espanholas foram executadas emquasesuatotalidadeemvermelho, pigmentoeste, encontrado comfacilidade.
Sãoherança de inestimávelvalor, documentoshistóricos e culturais que podem atingir a antiguidade de 10 milanos.
Acima algumas fotos
FIGURA 1: (AbrigoMirante - local das pinturas pesquisadas)
FIGURA 2: (Cena de pescacomvaraonde o peixe está representado emtamanhodesproporcional à figura do pescador. Acredita-se queesteaspecto distorcido pode estar relacionado com as qualidadesespirituais atribuídas ao animal.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário